Em encontro de três horas, Lula diz que discutiu terras raras, tarifas e crime organizado com Trump

Em encontro de três horas, Lula diz que discutiu terras raras, tarifas e crime organizado com Trump

Foto: Ricardo Stuckert (PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta quinta-feira (7) na Casa Branca, em Washington, para reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro durou cerca de três horas, com participação de ministros de ambos os países. Em entrevista coletiva na sede da embaixada brasileira na capital norte-americana, Lula afirmou que tratou de assuntos “delicados” com Trump, como comércio, combate ao crime organizado e terras raras.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Sobre as tarifas, o presidente do Brasil disse que propôs a criação de um grupo de trabalho para que, em 30 dias, os dois países cheguem a um acordo.

– É preciso estabelecer um plano de metas. Eu falei assim: Doutor Trump, vamos fazer o seguinte. Vamos colocar um grupo de trabalho e vamos permitir que esse moço, da indústria e do comércio do Brasil, junto com teu moço do comércio, sentem e em 30 dias apresentem uma proposta pra gente poder bater o martelo. Quem tiver errado, vai ceder – afirmou após o encontro.

Lula disse que discutiu sobre as terras raras e mencionou a aprovação na Câmara dos Deputados da Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, com incentivos governamentais a projetos de processamento e transformação realizados no país. Esses minerais são considerados cruciais na produção de tecnologias como smartphones, carros elétricos e sistemas militares.

– Agora nós temos a obrigação de ter conhecimento e compartilhar com quem queira fazer investimento no Brasil. Nós não temos preferência. Quem quiser participar conosco para nos ajudar a fazer a mineração, a separação e a produzir as riquezas que essas terras raras nos oferecem está sendo convidado a ir ao Brasil – destacou Lula.

Em postagem nas redes sociais, Trump informou que discutiu com Lula “muitos tópicos”. Chamou, também, o presidente brasileiro de “muito dinâmico”.

– A reunião foi muito produtiva. Nossos representantes têm reuniões agendadas para discutir alguns pontos-chave. Outras reuniões serão agendadas nos próximos meses, conforme necessário – escreveu o presidente norte-americano nas redes sociais.


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em encontro de três horas, Lula diz que discutiu terras raras, tarifas e crime organizado com Trump Anterior

Em encontro de três horas, Lula diz que discutiu terras raras, tarifas e crime organizado com Trump

Eleitores formam filas desde 6h30min no último dia para regularizar título em Santa Maria Próximo

Eleitores formam filas desde 6h30min no último dia para regularizar título em Santa Maria

Política